SkillSelect é um programa instituído pelo governo Australiano, que permite aos candidatos apresentar seu pedido de visto para a Austrália em etapas, para que eles tenham uma ideia melhor de suas chances de sucesso.

  • Primeiros os candidatos são convidados a apresentar uma EOI – Expression of Interest -.

A cada ano, a Austrália aceita EOI – Manifestação de Interesse - pedidos de pessoas qualificadas em áreas específicas para atender a sua demanda. A quota para aplicações EOI – Manifestação de Interesse - muda de acordo com a escassez de trabalhadores qualificados em determinadas áreas de acordo com o momento na Austrália. Todos os pedidos são avaliados igualmente pelo Departamento de Imigração e Cidadania e os melhores são convidados a apresentar um pedido de visto.

  • Como se inscrever:

O Programa SkillSelect é aberto a qualquer pessoa com idade superior a dezoito anos que queira se candidatar seja de fora ou mesmo dentro da Austrália.

Um trabalhador qualificado pode ser nomeado por uma empresa Australiana, por um órgão do governo, ou mesmo se inscrever online através do serviço SkillSelect que permite que os candidatos preencham seus dados pela internet.

A melhor maneira de se candidatar ao programa SkillSelect é consultando um agente certificado M.A.R.A.- Agente Pessoal de Imigração Registrado - que é certificada pelo Departamento de Imigração e Cidadania. Eles serão capazes de melhor orientá-lo sobre como aumentar suas chances de ter sua aplicação EOI – Manifestação de Interesse - aceita. Neste caso, então você vai ser convidado a se candidatar a um visto permanente ou provisório.

  • Por que se candidatar á uma EOI  – Manifestação de Interesse - primeiro?

O governo Australiano está inundado com pedidos de visto. Uma EOI – Manifestação de Interesse - para se candidatar ao programa Skillselect permite que o Departamento de Imigração e Cidadania peneire os candidatos que estão propensos a ter sucesso em seu pedido de visto dos que não estão.

Isso economiza tempo e dinheiro de todos, além de permitir que os candidatos cuja EOI – Manifestação de Interesse - tenha sido negado, tenha uma oportunidade de explorar diferentes opções de migração.

  • Oportunidades regionais

O programa Skillselect oferece aos candidatos a oportunidade de aumentar suas chances de ser aceito, oferecendo oportunidades para viver em áreas regionais, onde suas habilidades específicas estarão com a demanda mais alta. Isso irá garantir que o candidato encontre trabalho e não se torne dependente do estado e ajuda do governo, além de melhor distribuir a população para as áreas regionais que são compatíveis com o seu crescimento.

  • De quantos pontos você vai precisar?

Recentemente, o Departamento de Imigração e Cidadania reduziu o número de pontos necessários para atender permitir que o candidato se inscreva no programa Skillselect para 65-60 pontos. Então, depois de ter concluído a sua avaliação de competências e ter um resultado IELTS – International English Language Testing System - você vai precisar de um mínimo de 60 pontos para se qualificar para uma EOI – Manifestação de Interesse -.

  • Duração da aplicação

Uma expressão de interesse em uma aplicação EOI – Manifestação de Interesse - permanecerá no programa Skillselect por até dois anos e depois será removida, até que lhe seja oferecido um visto permanente ou provisório. Você pode suspender ou pedir para seu aplicativo ser removido a qualquer momento; e se você violar os termos e condições do programa Skillselect, o Departamento poderá retirar a sua candidatura.

  • Convite para se candidatar á um visto permanente

Se o seu pedido for aceito e estiver convidado a apresentar um pedido de visto, você só terá dois meses para fazê-lo. É importante que você tenha todos os documentos necessários, traduções e certificações prontos. Um agente M.A.R.A. – Agente Pessoal de Imigração Registrado - certificado será capaz de se certificar que você esteja completamente preparado para ter sucesso em se tornar um residente permanente Australiano.