O sistema SkillSelect sofreu importantes alterações no processo de candidatura ao visto Australiano para os imigrantes qualificados desde Julho de 2012, que permitirá uma maior eficiência, controle e rapidez em todoo processo.

No primeiro dia de Julho de 2012, o D.I.A.C. –  Departamento de Imigração e Cidadania na Austrália - introduziu alterações na forma como os imigrantes qualificados  – Skilled Migrant –  estão sendo selecionados – SkillSelect -. Já não é mais permitido que ele se candidate diretamente para determinado tipo de visto, o que é representa uma grande mudança em relação ao modelo anterior. Essa mudança trouxe uma implementação em uma nova técnica de avaliação que utiliza a informação fornecida pelo funcionário na EOI – Manifestação de Interesse -.

EOI – Manifestação de Interesse - é uma coleção de informações sobre o candidato, que consiste em sua informação biográfica, ocupação, experiência de trabalho, e outras qualificações como o  nível de desenvoltura em Inglês. Não é o mesmo que uma aplicação ao visto; é  um formulário com as informações necessárias do empregado, para que  o empregador possa descobrir o quão adequado este futuro funcionário pode ser para exercer determinada função.

Existem dois tipos de informações fundamentais:

  • O primeiro deles é o nível de proficiência em Inglês, que permite avaliar o quanto este empregado pode ser capaz de trabalhar adequadamente na Austrália:
  1. O IELTS – International English Language testing System - pode comprovar o nível de eficiência com o idioma, pode ser feito em qualquer lugar do mundo e gera dois tipos de níveis: Acadêmico e Geral. Diferentes profissões exigem diferentes níveis de desenvolvimento, o empregador precisa ter certeza de que o candidato tem o nível exigido para o cargo antes que ele faça uma aplicação de visto.
  2. A segunda é a avaliação de habilidades que certifica se o candidato possui as qualificações e experiência de trabalho necessárias para o cargo; é necessário certificar que o trabalhador tenha o nível equivalente ao exigido na Austrália para a ocupação específica. Para descobrir isso, o funcionário precisa verificar a SOL –  Lista de Ocupação Skills - onde o candidato pode verificar quais são os requisitos básicos para todas as ocupações.

De acordo como o formato da EOI – Manifestação de Interesse - o empregado pode se sentir atraído a mentir sobre as suas qualificações, experiência de trabalho ou qualquer outra informação pessoal. No entanto, embora possa parecer uma boa idéia no começo, isso irá levá-lo a obter um efeito contrário. Se uma EOI – Manifestação de Interesse - for avaliada como boa e um convite for enviado, o empregado terá que enviar provas de todas as reivindicações que disse ter.

O SkillSelect  – Register Seleção Skilled Migrant - é um sistema eletrônico que oferece uma classificação objetiva e eficiente do potencial dos candidatos. O único propósito destas reformas é introduzir em um único banco de dados todas as EOIs- Manifestações de Interesse - de todos os candidatos em potencial, para que o governo, os estados e os empregadores possam facilmente recrutar os funcionários. O procedimento SkillSelect garante que o número de pedidos de visto para imigração por qualificação seja semelhante ao número de empregos disponíveis para cada profissão específica.

O processo SkillSelect será dividido em duas fases principais:

A primeira etapa consiste no preenchimento da EOI – Manifestação de Interesse - por todos os potenciais candidatos com todas as informações necessárias por meio de um formulário online, que será enviado para o DIAC – Departamento de Imigração e Cidadania -. Os candidatos estarão obrigados a indicar as categorias de migração que possuem interesse além do cargo e qualificações que possuem, mencionando todas as informações solicitadas, as quais ficarão armazenadas em um banco de dados. O Estado, os governos territoriais e funcionários aprovados deverão ter livre acesso a essas informações.

A segunda etapa consiste em uma avaliação honesta, a qual originará uma pontuação individual que ficará armazenada no banco de dados com base nas informações apresentadas. Esta pontuação individual servirá para classificar e diferenciar cada candidato dos demais de acordo com as suas categorias. Então, com base na classificação de acordo com a nota obtida e disponibilidade de trabalho nas diferentes ocupações, o sistema irá enviar convites para os mais capazes e qualificados. Estes convites permitirão que os candidatos requeram a um visto Australiano.

O que é realmente importante para os candidatos terem em mente é que depois de terem recebido um convite para retirada do visto Australiano terão um máximo de 60 dias para fazê-lo. Após esses dois meses o convite será considerado nulo e sem efeito. No entanto, a EOI – Manifestação de Interesse - ainda permanecerá no sistema por dois anos após a data de apresentação e o candidato poderá se classificar para o próximo ano também.

Certamente que nem todos os candidatos receberão um convite de um patrocinador. Isto ocorrerá devido á sua classificação e demanda de mercado, ou seja, para alguns empregos Australianos a procura é demasiadamente elevada e a disponibilidade não atende á todos os candidatos. No entanto, não receber um convite logo na primeira tentativa não significa que é o fim: depois de cada rodada de convites a vistos patrocinados, independentes, e de família, o DIAC – Departamento de Imigração e Cidadania - vai publicar em seu site o ponto de limiar, a menor pontuação que uma EOI – Manifestação de Interesse - recebeu para um convite; através deste limiar o empregado pode estimar o quanto ele precisará melhorar nas suas qualificações, a fim de se tornar elegível da próxima vez.

Depois de ler tudo isso você pode se perguntar: “Por que houve essa reforma?” A principal razão por trás das mudanças no Registro de Seleção Skilled Migrant é que o governo Australiano precisa de um único sistema que possa classificar objetivamente os potenciais trabalhadores de acordo com as suas qualificações, beneficiando esses trabalhadores com um aumentando no número de candidatos que passarão á estarem empregados. Não só trará um resultado benéfico para a Austrália como um todo, mas também para os potenciais empregadores e empresas que precisam de profissionais capacitados, e que serão mais facilmente catalogados em uma única lista, acarretando na diminuição no tempo de espera e na complexidade de seleção dos imigrantes qualificados.

Existem várias peculiaridades em todo o sistema de seleção de migração e uma delas é o fato de que sob certas condições, a EOI – Manifestação de Interesse - pode não ser necessária para o empregado apresentar um pedido de visto, se ele já tiver sido contactado por um patrocinador. Isto significa que, os funcionários que solicitam vistos dos tipos de subclasse 457 e empregador patrocinado não estarão obrigados a apresentar uma EOI – Manifestação de Interesse -.

Em conclusão, apesar do processo de pedido de visto parecer direto e fácil, nem sempre é o caso. Existem muitas áreas onde o conhecimento de um especialista poderá ser muito útil, seja por uma orientação profissional, melhoria na pontuação da EOI – Manifestação de Interesse -, ou um conselho formado para auxiliar no complexo processo de migração.